Postagens mais visitadas

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Ser criança - Poema


SER CRIANÇA
Ser criança é em fadas, duendes e bruxas acreditar
Com chuva, sol, vento e nuvens brincar
É pular, correr e o joelho ralar
Com pássaros, gatos e demais bichos conversar
Ser criança é mundos encantados sonhar
Uma caixa de papelão em um avião transformar
E por lugares distantes viajar
Ser criança é dar as mãos e de roda dançar
É cair, levantar e chorar
E ter alguém para lhe consolar e abraçar
É sentir o vento em um doce balançar
E com simples bolhas de sabão se encantar.
                               

Lisméia

domingo, 14 de janeiro de 2018

O Livro de canções- Projeto "Entre sons e movimentos" - parte final

 

Projeto

ENTRE SONS E MOVIMENTOS

 O "Livro de Canções"  traz algumas das canções preferidas da turma e foi montado com fotos, desenhos e pinturas de cada criança. 
(cada criança tem o seu)





Pintinho Amarelinho - Projeto "Entre sons e movimentos" - parte 7


Projeto

ENTRE SONS E MOVIMENTOS

Pintinho Amarelinho

Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão, na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão, na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.


Pintinho amarelinho...








sábado, 2 de dezembro de 2017

Cesto do Tesouro - Projeto "Eu e o Mundo" - Parte 10



O Cesto do Tesouro

        O Cesto do Tesouro é a coletânea de objetos de uso cotidiano, utilizada com a finalidade de ampliar as experiências sensoriais. Possibilita a  exploração livre do bebê oferecendo oportunidades de novos conhecimentos pela sensorialidade.
 (BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica)





sábado, 30 de setembro de 2017

Projeto "Entre sons e movimentos" - parte 1



Projeto
ENTRE SONS E MOVIMENTOS

Os bebês começam a perceber os sons quando ainda estão na barriga da mãe. Depois percebem os sons e a música a partir do ambiente em que estão inseridos e no convívio com as pessoas.
De acordo com Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica (2012, p. 23) a música “auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, traz envolvimento emocional e é instrumento de interação”. Brincadeiras musicais também auxiliam no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento integral da criança.
Lino (2012, p. 210) diz que as crianças que são levadas a explorar expressões musicais, desde os primeiros meses, ouvindo, balbuciando, acompanhando com movimentos motores e rítmicos, imitando o fraseado rítmico dos que estão a sua volta e sendo realimentadas sonoramente, estarão mais aptas a organizar mentalmente os sons de forma a ordená-los e a conseguir realizar passagens de uma nota para outra.
Segundo Correa (2013, p. 53), “além do ritmo, melodia, harmonia, dentre outras características, a música dos bebês seja considerada experimentação dos sons, baseada nos processos exploratórios que realizam no mundo que o cerca”. Isso podendo ser o som do próprio corpo, objetos sonoros ou o que a imaginação permitir.
Para Lino (2012, p. 197) “a criança poderá construir seu conhecimento musical quando interagir com os objetos sonoros existentes em seu contexto social”, entendendo como objeto sonoro todo objeto produzido ou percebido como som.
As atividades deste projeto têm como objetivo oferecer aos bebês momentos de escuta, de canções, de danças e de manipulação e experimentação de materiais musicais/sonoros. Momentos lúdicos estes pensados para essa faixa etária, de forma a propiciar aos bebês o contato com diferentes ritmos, sons e formas de expressão. Também será montado um livro, com algumas canções significativas para os bebês da turma. Livro este ilustrado com pinturas, garatujas e fotos de momentos dos bebês no decorrer do projeto.



Alguns momentos de exploração de instrumentos sonoros


domingo, 2 de abril de 2017

Brincando de esconder com os bebês - Projeto "Eu e o Mundo" - Parte 3



      Brincando de esconder os bebês aprendem que mesmo que algo não esteja no seu campo visual, não quer dizer que tenha deixado de existir...Além disso, é uma brincadeira muito divertida. 

Cadê?