Postagens mais visitadas

domingo, 27 de outubro de 2013

Projeto Sapos

Turma: Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Mirian Queli


            A ideia de realizar este projeto surgiu a partir do interesse das crianças por este animal, visto que há algumas semanas encontraram um no pátio da escola. Algumas queriam pegá-lo, outras diziam que era venenoso e algumas queriam, inclusive, atirar pedras nele porque, segundo elas, ele era nojento, sendo necessária a intervenção das educadoras para que isso não ocorresse.
            Esse projeto busca, então, através de pesquisas e observações, responder algumas questões, dúvidas e curiosidades das crianças em relação à este animal. 

            Algumas atividades do projeto tem também o objetivo de aguçar o prazer pela leitura, desenvolver a linguagem oral, a capacidade de ouvir, ampliar o vocabulário e confrontar a fantasia e realidade. 

COISAS QUE SABEMOS SOBRE OS SAPOS
   “Ele é verde e pula”. (Manuela e Andrey)
   “Na casa da vó um sapo pulou na flor”.(Giovana)
   “O sapo primeiro vira peixe, depois sapo”. (Yasmim)
   “O sapo da minha chácara é verde escuro”. (Paulo)
   “No banheiro da minha mãe tinha um sapo meio laranja e eu joguei sal nele porque ele não queria sair”. (Gustavo)
   “Eles moram no lago”. (Paulo e Isadora)
   “Eles nadam”. (Isadora e Augusto F.)
   “Ele fica na chuva”. (Vinícios)
   “Nascem da barriga da mãe sapona.” (Manuela)
  “Ele tem xixi venenoso.” (Manuela)
   “Tem sapo preto no desenho do Barney”.(Manuela e Adilson)
   “Uns pequenos só tem um pouco de veneno e os grandes, alguns tem veneno em todo o corpo”. (Héric)

COISAS QUE QUEREMOS SABER SOBRE OS SAPOS
  “Será que eles comem abelhas e moscas?” (Manuela)
  “Será que todos os sapos são da mesma cor?”
  “Será que eles moram mesmo na lagoa?”
  “Como eles respiram?”
  “Será que perereca e sapo é a mesma coisa?”
  “Como nascem os sapos?”
Obs: As perguntas que estão sem autoria ao lado, foram formuladas a partir das conversas e falas das crianças.

Algumas atividades
Visita do Sapão
            

O que será que está dentro desta misteriosa caixa que apareceu na sala?
       O Sapão trouxe muitas informações sobre os sapos, nas várias vezes em que visitou a turma. Além disso, cantou com as crianças. 





Cartazes dos Sapos, das Rãs e das Pererecas
      Após as informações trazidas pelo Sapão, na primeira das visitas, diferenciando os sapos, as rãs e as pererecas, a turma recortou imagens e confeccionou cartazes em grupos.
Cartaz dos sapos

Cartaz das pererecas

Cartaz das rãs
Corrida dos sapos
         



Sapo das bolhas





























6 comentários:

  1. Que legal...eu estava procurando uns objetos com o tema Sapo. Parabéns pelo Projeto.

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Como fez esse sapo de bolhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Luana! A parte principal (onde a criança sopra) é uma garrafa de refri ou água de 600ml com o fundo cortado. No lugar desse fundo você prende um pedaço de tecido (tipo tecido de pano de prato)com uma borrachinha. Depois prende o sapo recortado em eva com cola quente (a cola quente também deixará o tecido mais preso. O buraco, que será como a boca do sapo, deve ser do tamanho exato do diâmetro da garrafinha. Depois de pronto, coloca-se detergente no paninho da boca (por dentro) e molha em água, que você pode deixar em uma bacia. Ao assoprar saem as bolhas. Se as crianças forem pequenas, que nem as minhas, é bom lembrá-las e ficar de olho, para que não puxem ar ao invés de soprar, pois assim a espuma irá para a boca.

      Excluir
  3. Adorei. Como fez esse sapo de bolhas?

    ResponderExcluir
  4. Liani Ferri 14 de Março de 2017
    Querida professora, amei seu projeto. Parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.