Postagens mais visitadas

domingo, 22 de maio de 2016

Brincadeira Dentro/Fora - Projeto "Quem sou eu?" 2016 - parte 10

Turma Planeta da Alegria (tarde) - Pré-escola A (4 a 5 anos)
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Silvana

Brincando de Dentro/Fora
             Nesta brincadeira os participantes devem ficar em torno de um círculo desenhado no chão. Ao comando "dentro", todas as crianças devem pular para dentro do círculo imediatamente, e ao falar "fora", elas devem pular para fora. Aquele que conduz a brincadeira pode dizer a mesma palavra duas ou mais vezes seguidas e depois mudar repentinamente, para enganar o resto da turma. Quem errar sai.

           Esta brincadeira tem o objetivo de estimular a atenção, a concentração, a coordenação motora, a agilidade e a socialização, além de trabalhar noções de espaço.





















sábado, 21 de maio de 2016

Todo dia é dia de brincar - Turma Planeta da Alegria 2016 - Parte 1

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)

Turno: Tarde

EMEI Margarida Aurora 

Educadoras: Lisméia e Silvana

Todo dia é dia de brincar
   
      A criança brinca para conhecer, pois brincando testa, experimenta, sente, descobre, organiza e enfrenta novos desafios. 

       O lúdico é o prazer de explorar as coisas do mundo. O brincar é uma ação lúdica, que leva a criança descobrir o mundo e conhecer a si mesma, testando novas possibilidades, expressando emoções e sensações. No brincar ela interage consigo mesma, com outros e com os objetos que estão a sua volta, ou seja, estabelece relações com o mundo. Brincando a criança tem a oportunidade de experimentar, explorar, descobrir, sentir, conhecer, criar e recriar. 

      A interação nas brincadeiras de faz de conta ocorre numa constante negociação em relação a regras, condutas e papéis assumidos pelos envolvidos nela. Assim, o seu desenrolar é algo não previsível. Nas brincadeiras de faz de conta a criança usa o repertório de situações reais vivenciadas, reproduzindo modelos da cultura da comunidade onde está inserida, e, além disso, cria a partir destas situações e modelos, podendo ter atitudes diferentes das que teria em uma situação real do seu dia a dia, podendo com o tempo, imaginar e fantasiar ações que não seriam possíveis em situações reais.
        
        Brincar não é perder tempo, pois a brincadeira é essencial  no desenvolvimento da linguagem, da socialização e do pensamento. Enfim, brincando a criança aprende e aprende muito. Brincar deve ser a atividade principal da criança e, por isso, todos os dias são dias de brincar na Turma Planeta da Alegria.

          Aí vai um pouquinho dos momentos de brincar da turma...