Postagens mais visitadas

sábado, 21 de maio de 2016

Todo dia é dia de brincar - Turma Planeta da Alegria 2016 - Parte 1

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)

Turno: Tarde

EMEI Margarida Aurora 

Educadoras: Lisméia e Silvana

Todo dia é dia de brincar
   
      A criança brinca para conhecer, pois brincando testa, experimenta, sente, descobre, organiza e enfrenta novos desafios. 

       O lúdico é o prazer de explorar as coisas do mundo. O brincar é uma ação lúdica, que leva a criança descobrir o mundo e conhecer a si mesma, testando novas possibilidades, expressando emoções e sensações. No brincar ela interage consigo mesma, com outros e com os objetos que estão a sua volta, ou seja, estabelece relações com o mundo. Brincando a criança tem a oportunidade de experimentar, explorar, descobrir, sentir, conhecer, criar e recriar. 

      A interação nas brincadeiras de faz de conta ocorre numa constante negociação em relação a regras, condutas e papéis assumidos pelos envolvidos nela. Assim, o seu desenrolar é algo não previsível. Nas brincadeiras de faz de conta a criança usa o repertório de situações reais vivenciadas, reproduzindo modelos da cultura da comunidade onde está inserida, e, além disso, cria a partir destas situações e modelos, podendo ter atitudes diferentes das que teria em uma situação real do seu dia a dia, podendo com o tempo, imaginar e fantasiar ações que não seriam possíveis em situações reais.
        
        Brincar não é perder tempo, pois a brincadeira é essencial  no desenvolvimento da linguagem, da socialização e do pensamento. Enfim, brincando a criança aprende e aprende muito. Brincar deve ser a atividade principal da criança e, por isso, todos os dias são dias de brincar na Turma Planeta da Alegria.

          Aí vai um pouquinho dos momentos de brincar da turma...



















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.