Postagens mais visitadas

sábado, 30 de setembro de 2017

Projeto "Entre sons e movimentos" - parte 1



Projeto
ENTRE SONS E MOVIMENTOS

Os bebês começam a perceber os sons quando ainda estão na barriga da mãe. Depois percebem os sons e a música a partir do ambiente em que estão inseridos e no convívio com as pessoas.
De acordo com Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica (2012, p. 23) a música “auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, traz envolvimento emocional e é instrumento de interação”. Brincadeiras musicais também auxiliam no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento integral da criança.
Lino (2012, p. 210) diz que as crianças que são levadas a explorar expressões musicais, desde os primeiros meses, ouvindo, balbuciando, acompanhando com movimentos motores e rítmicos, imitando o fraseado rítmico dos que estão a sua volta e sendo realimentadas sonoramente, estarão mais aptas a organizar mentalmente os sons de forma a ordená-los e a conseguir realizar passagens de uma nota para outra.
Segundo Correa (2013, p. 53), “além do ritmo, melodia, harmonia, dentre outras características, a música dos bebês seja considerada experimentação dos sons, baseada nos processos exploratórios que realizam no mundo que o cerca”. Isso podendo ser o som do próprio corpo, objetos sonoros ou o que a imaginação permitir.
Para Lino (2012, p. 197) “a criança poderá construir seu conhecimento musical quando interagir com os objetos sonoros existentes em seu contexto social”, entendendo como objeto sonoro todo objeto produzido ou percebido como som.
As atividades deste projeto têm como objetivo oferecer aos bebês momentos de escuta, de canções, de danças e de manipulação e experimentação de materiais musicais/sonoros. Momentos lúdicos estes pensados para essa faixa etária, de forma a propiciar aos bebês o contato com diferentes ritmos, sons e formas de expressão. Também será montado um livro, com algumas canções significativas para os bebês da turma. Livro este ilustrado com pinturas, garatujas e fotos de momentos dos bebês no decorrer do projeto.



Alguns momentos de exploração de instrumentos sonoros


quinta-feira, 13 de abril de 2017

Dia de visita do Coelhinho da Páscoa

     Nesta quarta, o Coelhinho veio visitar a Emei 



domingo, 2 de abril de 2017

Brincando de esconder com os bebês - Projeto "Eu e o Mundo" - Parte 3



      Brincando de esconder os bebês aprendem que mesmo que algo não esteja no seu campo visual, não quer dizer que tenha deixado de existir...Além disso, é uma brincadeira muito divertida. 

Cadê?









sexta-feira, 24 de março de 2017

Os bebês brincando com meleca - Projeto "Eu e o Mundo" - Parte 2




Brincando com meleca
       Explorando novas texturas e sensações...






























Obs: Essa meleca foi preparada com polvilho doce, corante alimentício e água.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Projeto Eu e o Mundo - Parte 1


TÍTULO: EU E O MUNDO

Desde o nascimento, a criança é um indivíduo em desenvolvimento, participante, atuante e tem grande capacidade de aprendizagem, estabelecendo relações com o mundo que a cerca, tendo experiências sobre ela mesma e sobre o seu entorno.
            Nos primeiros meses de vida o bebê tem a percepção de um corpo fragmentado, completado por sua mãe. Com o passar do tempo, ele vai começando a se localizar no ambiente, desenvolve sua mobilidade, começa a identificar as pessoas com quem se relaciona e, aos poucos, vai percebendo-se como um ser distinto das outras pessoas, diferenciando o “eu” do outro.
As crianças constroem a maior parte da sua identidade a partir das relações que ocorrem dentro do convívio familiar e da escola (com as educadoras, com os colegas e com o espaço que os permite querer explorar e aprender).
Nos primeiros meses e anos de vida as brincadeiras e descobertas estão bastante ligadas a construção da identidade e da autonomia. A criança brinca para conhecer, pois brincando testa, experimenta, sente, descobre, organiza o mundo que a cerca e enfrenta novos desafios. Dessa forma, é importante oferecer ao bebê um ambiente adequado, seguro, com uma diversidade de objetos, adequados ao seu desenvolvimento, ao alcance, onde possa explorar, se movimentar e descobrir.
          De acordo com Tardos e Szanto (2004), os momentos em que o adulto estabelece um contato falando, mostrando um brinquedo e brincando com ele são muito importantes e valiosos para o bebê. Mas os momentos em que ele fica sozinho, sem um adulto no seu campo visual, em um lugar com liberdade de movimento e com brinquedos adequados ao seu desenvolvimento são igualmente valiosos.
                          O bebê que, em seu lugar habitual, tem a oportunidade de encontrar, dia após dia, brinquedos e objetos familiares, tem a possibilidade, quase desde o nascimento e durante todo o seu primeiro ano (e nos seguintes), de exercitar e de desenvolver as suas competências. Cada vez se faz mais hábil, cada vez aprende mais coisas sobre os objetos que o rodeiam, sobre suas dimensões, suas formas, suas qualidades. Mas, sobretudo, aperfeiçoa as suas competências aprendendo a estar atento aos resultados dos seus atos, aprende a aprender. (TARDOS; SZANTO, 2004, p. 41).
                             

O brincar varia conforme a idade da criança. Dessa forma, a organização dos espaços na escola de Educação Infantil e o tipo de brinquedos precisam ser pensados de acordo com a idade das crianças que vão estar nestes. Barbosa (2006, p. 120) lembra que “o espaço físico é o lugar do desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações e, a partir da sua riqueza e diversidade, ele desafia permanentemente aqueles que o ocupam”. De acordo com Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica (2012, p. 73) “é importante criar ambientes estruturados que dão qualidade ao brincar, com a participação da professora e de outras crianças”.
Os bebês estão, segundo Piaget, na fase de desenvolvimento denominada por ele de período sensório-motor, no qual desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles. Mundo este conhecido por meio dos sentidos.
Dessa forma, este projeto visa oportunizar aos bebês a possibilidade de brincando explorar o seu corpo, explorar e experimentar o mundo que os cerca, permitindo que aumentem o seu repertório de sensações explorando texturas, sabores, cheiros, sons e cores de diferentes formas e que tenham experiências que os possibilitem perceber-se como seres únicos, ampliando sua capacidade de expressão, de conhecimento de si e do mundo. Isso, sempre de uma forma lúdica, prazerosa.


REFERÊNCIAS:

- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. Disponível em <http:/ http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12451-publicacao-brinquedo-e-brincadeiras-completa-pdf&category_slug=janeiro-2013-pdf&Itemid=30192/> Acesso em: 05 março 2017.

- BARBOSA, Maria Carmen S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2006.


- TARDOS, A.; SZANTO, A.. O que é autonomia na primeira infância? In: FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. 1. ed. São Paulo: JM Editora, 2004. p. 33-46.


Iniciando as atividades do projeto...

Espelho, espelho meu!
        Os espelhos são muito importantes na construção da identidade da criança. Brincando com o espelho, observando-se, a criança começa a se reconhecer na imagem refletida, começa a criar consciência do limite do seu corpo, entre outros tantos aprendizados.



terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Totó, o mascote da turma

Turma Planeta da Alegria (tarde) - Pré-escola A (4 a 5 anos)
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Silvana


      Após fazer um levantamento com a turma, chegamos a conclusão que o mascote da turma seria um cachorro. Iniciamos, então a confecção do mesmo...Todos colocaram a mão na massa, ou melhor, na cola e na tinta.























      Depois de muito trabalho, o mascote ficou pronto. 
      Hora de escolher um nome para ele. Várias sugestões foram dadas e para decidir de uma forma justa, foi feita uma votação. O nome vencedor foi Totó.













Mas um cachorrinho precisa de uma casinha!
Então, vamos fazer uma para o Totó...













        Um cachorro precisa de muito carinho e cuidados...Cada dia uma das criança levou ele para sua casa juntamente com o diário do mesmo, onde foi feito um breve registro da visita. As crianças também compartilharam com os colegas como foi essa visita.















Totó na casa do Kléber...




Totó na casa da Eduarda e do Michel...