Postagens mais visitadas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto Sítio do Pica-pau Amarelo


Tema do projeto: Sítio do Pica-pau Amarelo
Título: Sítio do Pica-pau Amarelo
Escola: E.M.E.I. Margarida Aurora
Turma: Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
Professoras: Lisméia e Vanessa
Período de realização: Abril de 2013

Justificativa:
      Este tema foi escolhido pela importância da obra de Monteiro Lobato e pelas amplas possibilidades que o mesmo oferece para o desenvolvimento da imaginação, do faz de conta e o trabalho em diferentes áreas do conhecimento.
       
       Em conversas com as crianças, a partir de uma atividade realizada referente ao dia da literatura infantil, percebemos que a maioria tinha pouco ou nenhum conhecimento sobre as histórias do Sítio do Pica pau amarelo, mas demonstraram-se interessadas nos personagens, principalmente pela Emília. Também demonstravam-se curiosas em relação aos outros personagens, quando os citávamos nas conversas.
 
      Como os livros com as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo não contem muitas ilustrações e são bastante extensos, a leitura dos mesmos se tornaria pouco atrativa e cansativa para crianças de 4 anos. Dessa forma optamos por assistir vídeos das histórias e após fazer uma interpretação oral das mesmas. Mas, mesmo assim, não deixamos de trazer o livro para a sala, lendo alguns trechos e deixando claro que  as histórias que assistimos em vídeo, são adaptações daquelas que Monteiro Lobato escreveu e que estão nos livros. Isso, além de outras atividades.


Problematização:
      Em um primeiro momento, fizemos um levantamento do que a turma sabia sobre o Sítio do Pica-pau Amarelo. Poucas crianças sabiam alguma coisa.

O QUE NÓS SABEMOS SOBRE O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
- A Cuca queria fazer sopa com a Emília. (Manuela)
- A Cuca mora na caverna. (Héric)
- Tem um Saci lá. (Andrey)
- O Saci tem uma perna só. (Augusto F.)
- Tem a vovó e a outra que fazem comida. (André)
- Tem pica-pau amarelo lá. (Manuela)
- Tem o Visconde que é de milho. (Andrey)

      Em um segundo momento, fizemos um levantamento do que eles gostariam de saber sobre o Sítio do Pica-pau Amarelo. Como a maioria não tinha conhecimento sobre o tema e também pela idade das crianças, surgiram apenas duas perguntas e algumas afirmações. Então, nos professoras, colocamos mais duas perguntas e deixamos em aberto, para que ainda colocassem perguntas no decorrer das atividades.
O QUE NÓS QUEREMOS SABER SOBRE O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
- Quem mora no Sítio? (André)
- Onde mora o Visconde? (Manuela)
- Quem inventou as histórias do Sítio?
- Por que inventou as histórias do Sítio?


Desenvolvimento das atividades:

      Após a problematização, falamos um pouco sobre os personagens e assistimos a história “O Reino da Águas Claras”. A seguir, conversamos sobre a história e fizemos perguntas sobre a mesma para as crianças.

Confecção de uma Emília com palitos de picolé:

       Antes de confeccionarmos a Emília, a turma colocou o que, agora, já sabia sobre a Emília:

- ELA É DE PANO. (BRUNA)
- ELA É UMA BONECA. (BRUNA)
- VIROU UMA BONECA QUE FALA. (ANDREY)
- ELA COMEU BOLINHA DE SAPO. (ANDREY)
- O SAPO COMEU A BOLINHA PRIMEIRO.(ANDRÉ)
- ELAS ERAM DO DOUTOR CARAMUJO. (BRUNO)
- A EMÍLIA TEM UMA ROUPA AMARELA E VERMELHA. (ANDRÉ)
- ELA TEM CABELO VERMELHO E AMARELO. (YASMIM)
- O CABELO É DE PANO E ELA FALA BASTANTE. (BRUNA)
- A EMÍLIA ENTROU NUMA ÁGUA E FOI NAS PIRANHAS QUE FALAM. (AUGUSTO F.)
- ERAM PEIXES. (ANDREY)
- ELA USA BATOM. (ANDREY)
- ELA CAMINHA. (AUGUSTO F.)
- ELA CASOU COM O PORCO. (ISADORA)
- É O RABICÓ. (ANDREY)

  


















                                                     

A Emília e o Visconde

      As meninas pintaram, recortaram (como ainda estão aprendendo a recortar, muitos necessitaram de uma ajuda das profes) e montaram a Emília. Já os meninos realizaram o mesmo processo com o Visconde.



     Saci

      Pintando rolinho de papel higiênico para confecção de Saci.








      Também assistimos o vídeo da história "Saci" do Sítio do Pica-pau Amarelo e após fizemos uma roda de conversa, onde todos puderam colocar o que sabiam sobre o Saci.
     
O QUE A TURMA, AGORA, SABE SOBRE O SACI:
¾    USA TOUCA. (VINÍCIOS)
¾    O SACI É MARROM. (BRUNA)
¾    USA TOUCA. (GUSTAVO)
¾    A TOUCA É VERMELHA. (BRUNA)
¾    A TOUCA É NA CABEÇA. (MARIELI)
¾    ELE É NEGRO. (ANDREY)
¾    TEM DOIS BRAÇOS. (HELOÍZA)
¾    TEM UMA PERNA. (YASMIM)
¾    FAZ “REMOINHO” (REDEMOINHO). (HÉRIC)
¾    A GENTE PRENDE O SACI NA GARRAFA. (ANA JÚLIA)
¾     DESENHA UM X. (AUGUSTO M.)
¾    NA TAMPINHA. (BRUNA)
¾    ELE USA ROUPA VERMELHA. (ADILSON)
¾    DERRAMA O LEITE. (ANDRÉ)
¾    O LEITE DA TIA NASTÁCIA. (BRUNA)
¾    ELE USA TOUCA. (BRUNO)
¾    TEM UMA PERNA SÓ. (MANUELA)
¾    ÀS VEZES, O SACI FICA DENTRO DO REDEMOINHO. ENTRA DENTRO DO VENTO DA “RODALHA”. (VINÍCIOS)
¾    ELE TEM RISADA, HIHIHI, HIHIHI, HIHIHI. (ANDREY)
¾    MORA NA FLORESTA. (AUGUSTO M.)
¾    ELE É AMIGO DA CUCA, ÀS VEZES. (PAULO)


Completando o rosto do Saci:


     Os sacis...

      Cada criança da turma também desenhou seu Saci, que depois foi colocado dentro de uma garrafa. E, para ele ficar bem preso, seguindo as orientações que viram na história "O Saci" do Sítio do Pica-pau Amarelo,  fizeram uma cruz na tampa da garrafa. 




O Visconde de Sabugosa

      Iniciamos a confecção dos Viscondes trançando palhas de milho (com a ajuda das profes) para as pernas e os braços.
















     Também enfeitamos o tecido da roupa do Visconde com cola colorida e cola brilho e pintamos rolinhos de papel higiênico para confecção da cartola.




















Coisas que, agora, sabemos sobre o Visconde:
     -    Ele usa roupa verde. (Adilson)
       - Se esconde nos livros. (Augusto M.)
         -  Ele tem chapéu. (Yasmim)
        - Ele fica escondido nos livros e tem medo de galinha porque é pequeno. (Manuela)

       - Não.É porque é de milho. (Adilson)
       - Ele tem uma roupa verde. (Augusto F.)
        - Ele tem um chapéu e se esconde nas pedras. (André)

        - Ele lê os livros. É de sabugo. (Bruna)

        - É de milho. Ele é inteligente. (Héric)

        - Ele leu o livro. (Andrey)

        - Quem fez ele foi o Pedrinho. (Manuela)

        - Foi o menino. (Paulo)

         -O Pedrinho. (Adilson)



Completando o rosto do Visconde de Sabugosa:
                                                               







Viscondes prontos...








     Também assistimos a história "O Poço do Visconde" e fizemos interpretação oral após.

A continuação das atividades do projeto colocarei em outras postagens.

6 comentários:

Deixe o seu comentário.