TÍTULO:
EU E O MUNDO
Desde o
nascimento, a criança é um indivíduo em desenvolvimento, participante, atuante
e tem grande capacidade de aprendizagem,
estabelecendo relações com o mundo que a cerca, tendo experiências sobre ela
mesma e sobre o seu entorno.
Nos primeiros meses de vida o bebê tem a percepção de um corpo fragmentado, completado por sua mãe. Com o passar do tempo, ele vai começando a se localizar no ambiente, desenvolve sua mobilidade, começa a identificar as pessoas com quem se relaciona e, aos poucos, vai percebendo-se como um ser distinto das outras pessoas, diferenciando o “eu” do outro.
As
crianças constroem a maior parte da sua identidade a partir das relações que
ocorrem dentro do convívio familiar e da escola (com as educadoras, com os
colegas e com o espaço que os permite querer explorar e aprender).
Nos primeiros meses e anos de vida as brincadeiras e descobertas estão bastante ligadas a construção da identidade e da autonomia. A criança brinca para
conhecer, pois brincando testa, experimenta, sente, descobre, organiza o mundo
que a cerca e enfrenta novos desafios. Dessa forma, é importante oferecer ao bebê um
ambiente adequado, seguro, com uma diversidade de objetos, adequados ao seu
desenvolvimento, ao alcance, onde possa explorar, se movimentar e descobrir.
De acordo com Tardos e Szanto (2004),
os momentos em que o adulto estabelece um contato falando, mostrando um
brinquedo e brincando com ele são muito importantes e valiosos para o bebê. Mas
os momentos em que ele fica sozinho, sem um adulto no seu campo visual, em um
lugar com liberdade de movimento e com brinquedos adequados ao seu
desenvolvimento são igualmente valiosos.
O bebê que, em seu lugar
habitual, tem a oportunidade de encontrar, dia após dia, brinquedos e objetos
familiares, tem a possibilidade, quase desde o nascimento e durante todo o seu
primeiro ano (e nos seguintes), de exercitar e de desenvolver as suas
competências. Cada vez se faz mais hábil, cada vez aprende mais coisas sobre os
objetos que o rodeiam, sobre suas dimensões, suas formas, suas qualidades. Mas,
sobretudo, aperfeiçoa as suas competências aprendendo a estar atento aos resultados
dos seus atos, aprende a aprender. (TARDOS; SZANTO, 2004, p. 41).
O
brincar varia conforme a idade da criança. Dessa forma, a organização dos
espaços na escola de Educação Infantil e o tipo de brinquedos precisam ser
pensados de acordo com a idade das crianças que vão estar nestes. Barbosa
(2006, p. 120) lembra que “o espaço físico é o lugar do desenvolvimento de
múltiplas habilidades e sensações e, a partir da sua riqueza e diversidade, ele
desafia permanentemente aqueles que o ocupam”. De
acordo com Brinquedos e brincadeiras de
creche: manual de orientação pedagógica
(2012, p. 73) “é importante criar ambientes estruturados que dão qualidade ao
brincar, com a participação da professora e de outras crianças”.
Os
bebês estão, segundo Piaget, na fase de desenvolvimento denominada por ele de
período sensório-motor, no qual desenvolvem a capacidade de reconhecer a
existência de um mundo externo a eles. Mundo este conhecido por meio dos
sentidos.
Dessa
forma, este projeto visa oportunizar aos bebês a possibilidade de brincando explorar
o seu corpo, explorar e experimentar o mundo que os cerca, permitindo que
aumentem o seu repertório de sensações explorando texturas, sabores, cheiros,
sons e cores de diferentes formas e que tenham experiências que os possibilitem
perceber-se como seres únicos, ampliando sua capacidade de expressão, de
conhecimento de si e do mundo. Isso, sempre de uma forma lúdica, prazerosa.
REFERÊNCIAS:
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação
pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. Disponível em <http:/ http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12451-publicacao-brinquedo-e-brincadeiras-completa-pdf&category_slug=janeiro-2013-pdf&Itemid=30192/>
Acesso em: 05 março 2017.
- BARBOSA, Maria Carmen
S. Por amor e por força: rotinas na
educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
- TARDOS, A.; SZANTO, A..
O que é autonomia na primeira infância?
In: FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy.
1. ed. São Paulo: JM Editora, 2004. p. 33-46.
Iniciando as atividades do projeto...
Espelho, espelho meu!
Os espelhos são muito importantes na construção da identidade da criança. Brincando com o espelho, observando-se, a criança começa a se reconhecer na imagem refletida, começa a criar consciência do limite do seu corpo, entre outros tantos aprendizados.
boa noite, muito bacana as informações
ResponderExcluirAmei a ideia!
ResponderExcluirServirá como base para meu projeto para 3 fase.
Obrigada por compartilhar!
Fico feliz em saber que pude colaborar de alguma forma ao compartilhar um pouco do meu trabalho.
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