Brincar
Brincar é um direito da criança. As brincadeiras são uma forma de desenvolver habilidades, de aprender regras, de compartilhar, de aprender a perder e ganhar.Estes são alguns momentos de brincadeiras de regras (não que nas outras brincadeiras não tenham, pois até no faz-de-conta, há regras, criadas pelas próprias crianças, dentro do grupo) realizadas com a Turma Planeta da Alegria.
Turma Planeta da Alegria (Pré A, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
Escola: EMEI Margarida Aurora
Professoras: Lisméia e Vanessa
Corrida do ovo (bolinha) na colher:
As crianças foram divididas em dois grupos, e uma por uma ( uma de cada grupo) precisavam percorrer uma distância previamente determinada, contornando o pneu, voltando ao ponto de partida, sem deixar cair a bolinha (caso caísse poderia recolocá-la na colher e continuar do local onde ela havia caído). Chegando lá, a colher com a bolinha era entregue para o próximo integrante do grupo, que faria o mesmo percurso e assim sucessivamente. Ganhou o grupo que terminou primeiro.
E agora, a bolinha caiu... |
Ovo choco
As crianças sentam em
círculo e uma começa, passando ao redor deste círculo, levando um objeto
(pedra, bolinha ou outro, simbolizado o ovo). Ela coloca o "ovo" atrás
da criança que desejar. A criança participante da roda, ao perceber que recebeu
o “ovo” (colocado no chão, às suas costas), deverá apanhá-lo e sair correndo
atrás do companheiro que o colocou. Este já deve ter tomado distância, andando
rapidamente em redor da roda (no sentido horário). Se o participante que
colocou o "ovo" for apanhado antes de chegar ao lugar vago, deverá ir
para o centro da roda e lá permanecerá até outro ser apanhado. Isso também irá
acontecer, se aquele que recebeu o ovo, não perceber que o recebeu até o
momento em que aquele que o colocou tiver feito a volta no círculo.
Essa brincadeira possibilita a integração do
grupo, desenvolve a agilidade e a concentração.
Em outro momento...
Dentro, fora
Inicialmente dispor as crianças ao redor de um círculo desenhado no chão. Quando a professora ordenar "dentro", ou "fora", as crianças devem cumprir o que foi ordenado, pulando para dentro ou para fora do círculo, conforme a ordem. As crianças que errarem vão sendo eliminadas.
Essa brincadeira possibilita o desenvolvimento da atenção, da percepção auditiva e da rapidez de reação, além de desenvolver noções de espaço.
gostei da brincadeira dentro fora só tem que achar uma maneira de não liminar as crianças que eram se não fica uma brincadeira exclusiva
ResponderExcluirTambém vejo por esse ponto sem exclusão, a brincadeira fica mas divertida.
ResponderExcluirAdorei seu site!
ResponderExcluir