Este blog tem como objetivo compartilhar um pouco do dia a dia com algumas turmas com as quais trabalhei e, também, compartilhar algumas ideias de atividades.
Postagens mais visitadas
-
Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos) Turno: Tarde EMEI Margarida Aurora Educadoras: Lisméia e Patrícia O proce...
-
Tema do projeto: Sítio do Pica-pau Amarelo Título: Sítio do Pica-pau Amarelo Escola: E.M.E.I. Margarida Aurora Turma: Planeta da A...
-
Projeto "Quem sou eu?" Turma Planeta da Alegria ( Pré-escola A, 4 a 5 anos) Turn...
-
Turma Planeta da Alegria (tarde) - Pré-escola A (4 a 5 anos) EMEI Margarida Aurora Educadoras: Lisméia e S ilvana Lá vem o baú! A...
-
Turma: Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos) Turno: Tarde EMEI Margarida Aurora Educadoras: Lisméia e Mirian Queli ...
-
Brincar Brincar é um direito da criança. As brincadeiras são uma forma de desenvolver habilidades, de aprender regra...
-
Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos) Turno: Tarde EMEI Margarida Aurora Educadoras: Lisméia e Lourdes ou Gabriele ...
-
Turma: Planeta da Alegria Turno: Tarde EMEI Margarida Aurora Professoras: Lisméia e Vanessa Esta atividade faz parte do projeto &...
-
Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos) Turno: Tarde EMEI Margarida Aurora Educadoras: Lisméia e Gabriele O GATO ...
-
Turma: Planeta da Alegria (Pré A) Turno: Tarde Professoras: Lisméia e Vanessa A confecção do livro "Quem sou eu?" faz p...
quinta-feira, 13 de abril de 2017
domingo, 2 de abril de 2017
sexta-feira, 24 de março de 2017
quinta-feira, 23 de março de 2017
Projeto Eu e o Mundo - Parte 1
TÍTULO:
EU E O MUNDO
Desde o
nascimento, a criança é um indivíduo em desenvolvimento, participante, atuante
e tem grande capacidade de aprendizagem,
estabelecendo relações com o mundo que a cerca, tendo experiências sobre ela
mesma e sobre o seu entorno.
Nos primeiros meses de vida o bebê tem a percepção de um corpo fragmentado, completado por sua mãe. Com o passar do tempo, ele vai começando a se localizar no ambiente, desenvolve sua mobilidade, começa a identificar as pessoas com quem se relaciona e, aos poucos, vai percebendo-se como um ser distinto das outras pessoas, diferenciando o “eu” do outro.
As
crianças constroem a maior parte da sua identidade a partir das relações que
ocorrem dentro do convívio familiar e da escola (com as educadoras, com os
colegas e com o espaço que os permite querer explorar e aprender).
Nos primeiros meses e anos de vida as brincadeiras e descobertas estão bastante ligadas a construção da identidade e da autonomia. A criança brinca para
conhecer, pois brincando testa, experimenta, sente, descobre, organiza o mundo
que a cerca e enfrenta novos desafios. Dessa forma, é importante oferecer ao bebê um
ambiente adequado, seguro, com uma diversidade de objetos, adequados ao seu
desenvolvimento, ao alcance, onde possa explorar, se movimentar e descobrir.
De acordo com Tardos e Szanto (2004),
os momentos em que o adulto estabelece um contato falando, mostrando um
brinquedo e brincando com ele são muito importantes e valiosos para o bebê. Mas
os momentos em que ele fica sozinho, sem um adulto no seu campo visual, em um
lugar com liberdade de movimento e com brinquedos adequados ao seu
desenvolvimento são igualmente valiosos.
O bebê que, em seu lugar
habitual, tem a oportunidade de encontrar, dia após dia, brinquedos e objetos
familiares, tem a possibilidade, quase desde o nascimento e durante todo o seu
primeiro ano (e nos seguintes), de exercitar e de desenvolver as suas
competências. Cada vez se faz mais hábil, cada vez aprende mais coisas sobre os
objetos que o rodeiam, sobre suas dimensões, suas formas, suas qualidades. Mas,
sobretudo, aperfeiçoa as suas competências aprendendo a estar atento aos resultados
dos seus atos, aprende a aprender. (TARDOS; SZANTO, 2004, p. 41).
O
brincar varia conforme a idade da criança. Dessa forma, a organização dos
espaços na escola de Educação Infantil e o tipo de brinquedos precisam ser
pensados de acordo com a idade das crianças que vão estar nestes. Barbosa
(2006, p. 120) lembra que “o espaço físico é o lugar do desenvolvimento de
múltiplas habilidades e sensações e, a partir da sua riqueza e diversidade, ele
desafia permanentemente aqueles que o ocupam”. De
acordo com Brinquedos e brincadeiras de
creche: manual de orientação pedagógica
(2012, p. 73) “é importante criar ambientes estruturados que dão qualidade ao
brincar, com a participação da professora e de outras crianças”.
Os
bebês estão, segundo Piaget, na fase de desenvolvimento denominada por ele de
período sensório-motor, no qual desenvolvem a capacidade de reconhecer a
existência de um mundo externo a eles. Mundo este conhecido por meio dos
sentidos.
Dessa
forma, este projeto visa oportunizar aos bebês a possibilidade de brincando explorar
o seu corpo, explorar e experimentar o mundo que os cerca, permitindo que
aumentem o seu repertório de sensações explorando texturas, sabores, cheiros,
sons e cores de diferentes formas e que tenham experiências que os possibilitem
perceber-se como seres únicos, ampliando sua capacidade de expressão, de
conhecimento de si e do mundo. Isso, sempre de uma forma lúdica, prazerosa.
REFERÊNCIAS:
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação
pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. Disponível em <http:/ http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12451-publicacao-brinquedo-e-brincadeiras-completa-pdf&category_slug=janeiro-2013-pdf&Itemid=30192/>
Acesso em: 05 março 2017.
- BARBOSA, Maria Carmen
S. Por amor e por força: rotinas na
educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
- TARDOS, A.; SZANTO, A..
O que é autonomia na primeira infância?
In: FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy.
1. ed. São Paulo: JM Editora, 2004. p. 33-46.
Iniciando as atividades do projeto...
Espelho, espelho meu!
Os espelhos são muito importantes na construção da identidade da criança. Brincando com o espelho, observando-se, a criança começa a se reconhecer na imagem refletida, começa a criar consciência do limite do seu corpo, entre outros tantos aprendizados.
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
Totó, o mascote da turma
Turma Planeta da Alegria (tarde) - Pré-escola A (4 a 5 anos)
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Silvana
Depois de muito trabalho, o mascote ficou pronto.
Hora de escolher um nome para ele. Várias sugestões foram dadas e para decidir de uma forma justa, foi feita uma votação. O nome vencedor foi Totó.
Após fazer um levantamento com a turma, chegamos a conclusão que o mascote da turma seria um cachorro. Iniciamos, então a confecção do mesmo...Todos colocaram a mão na massa, ou melhor, na cola e na tinta.
Depois de muito trabalho, o mascote ficou pronto.
Hora de escolher um nome para ele. Várias sugestões foram dadas e para decidir de uma forma justa, foi feita uma votação. O nome vencedor foi Totó.
Mas um cachorrinho precisa de uma casinha!
Então, vamos fazer uma para o Totó...
Um cachorro precisa de muito carinho e cuidados...Cada dia uma das criança levou ele para sua casa juntamente com o diário do mesmo, onde foi feito um breve registro da visita. As crianças também compartilharam com os colegas como foi essa visita.
Totó na casa do Kléber...
Totó na casa da Eduarda e do Michel...
Assinar:
Postagens (Atom)