Turma Planeta da Alegria (tarde) - Pré-escola A (4 a 5 anos)
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Silvana
1, 2 FEIJÃO COM ARROZ
3, 4 FEIJÃO NO PRATO
5, 6 FALAR INGLÊS
7, 8 COMER BISCOITO
9,10 COMER PASTÉIS.
Um cd e mais alguma coisa!!!!!
Um cd, pouco de arroz e feijão...a pista para descobrir a parlenda....
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE, QUAL O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE.
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE, QUE O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE É O DOCE DE BATATA-DOCE.
SACO DE PARLENDAS E TRAVA-LÍNGUAS PARA FALAR
E BRINCAR
Em
geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, cantigas e
trava-línguas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e
ensina, favorecendo o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal
dos alunos. Parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras, segundo o
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 141),
“memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos
conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmos e
rimas, além das questões culturais e afetivas
desenvolvidas”.
Na nossa sociedade, atualmente está cada vez mais nas mãos da
escola, a criação de espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua
infância e desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos
estereotipados apresentados pela mídia, fazendo, assim, com que se afastem
um pouco dos apelos consumistas e que adquiram uma bagagem cultural que lhes
permita uma visão mais crítica em relação a sociedade onde estão inseridos.
O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas
parlendas, cantigas e trava-línguas é de grande importância, pois é uma forma
de preservar o legado cultural constituído pela humanidade através dos tempos.
Permitir que as crianças possam brincar com
parlendas, cantigas e trava-línguas, em atividades rítmicas que trabalhem
percepção sonora, atenção e concentração e desenvolvam a linguagem oral através
do resgate da nossa herança cultural são os principais objetivos deste projeto.
Para trazer as parlendas e trava-línguas de uma
forma mais atraente, criando um clima de curiosidade e expectativa, será
utilizado um saco. As atividades e registros de cada criança no decorrer do
projeto, também serão guardadas em sacos decorados por elas.
REFERÊNCIAS
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria
de Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
Vol. 3.
U –
NI – DU – NI – TÊ
SA –
LA – MÊ – MIM – GUÊ
UM
SORVETE COLORÊ
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!
Brincando com a parlenda...
Realizando atividade para ilustrar a parlenda...
DEDO MINDINHO,
SEU VIZINHO,
PAI DE TODOS,
FURA BOLO,
MATA PIOLHO.
O que tem no saco? |
Brincando com os dedinhos... |
Os dedinhos! |
1, 2 FEIJÃO COM ARROZ
3, 4 FEIJÃO NO PRATO
5, 6 FALAR INGLÊS
7, 8 COMER BISCOITO
9,10 COMER PASTÉIS.
Que parlenda está no saco?
Um cd e mais alguma coisa!!!!!
Um cd, pouco de arroz e feijão...a pista para descobrir a parlenda....
A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO.
BOTA 1
BOTA 2
BOTA 3
BOTA 4...
Desenhando a galinha do vizinho a partir do carimbo da mão com tinta...
JANELA, JANELINHA
PORTA
CAMPAINHA
DIN, DÓN.
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE, QUAL O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE.
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE, QUE O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE É O DOCE DE BATATA-DOCE.
E dessa vez tinha um trava-línguas no saco...
Fazendo doces de "mentirinha"...
Cadê o toicinho que estava aqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Cadê o gato?
Foi pro mato
Cadê o mato?
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo?
Cadê o fogo?
A água apagou
Cadê a água?
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Cadê o boi?
Foi puxar trigo
Cadê o trigo?
Cadê o trigo?
A galinha comeu
Cadê a galinha?
Cadê a galinha?
Foi botar ovo
Cadê o ovo?
Cadê o ovo?
O padre comeu
Cadê o padre?
Cadê o padre?
Foi rezar a missa
Por onde é o caminho da missa?Por aqui...por aqui...por aqui.
Ué?! Não tem nada no saco..."Cadê o toicinho que estava aqui?" |
Dessa vez a parlenda estava no notebook. |
Link da parlenda:
Realizando atividade para ilustrar a parlenda...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.