Postagens mais visitadas

domingo, 4 de setembro de 2016

Saco de parlendas e trava-línguas para falar e brincar - parte 1

Turma Planeta da Alegria (tarde) - Pré-escola A (4 a 5 anos)
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Silvana


SACO DE PARLENDAS E TRAVA-LÍNGUAS PARA FALAR E BRINCAR
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, cantigas e trava-línguas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos. Parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 141), “memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmos e rimas, além das questões culturais e   afetivas desenvolvidas”.
Na nossa sociedade, atualmente está cada vez mais nas mãos da escola, a criação de espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância e desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados apresentados pela mídia, fazendo, assim, com que se afastem um pouco dos apelos consumistas e que adquiram uma bagagem cultural que lhes permita uma visão mais crítica em relação a sociedade onde estão inseridos.
O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, cantigas e trava-línguas é de grande importância, pois é uma forma de preservar o legado cultural constituído pela humanidade através dos tempos.
Permitir que as crianças possam brincar com parlendas, cantigas e trava-línguas, em atividades rítmicas que trabalhem percepção sonora, atenção e concentração e desenvolvam a linguagem oral através do resgate da nossa herança cultural são os principais objetivos deste projeto.
Para trazer as parlendas e trava-línguas de uma forma mais atraente, criando um clima de curiosidade e expectativa, será utilizado um saco. As atividades e registros de cada criança no decorrer do projeto, também serão guardadas em sacos decorados por elas.

REFERÊNCIAS

- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Vol. 3.


U – NI – DU – NI – TÊ
SA – LA – MÊ – MIM – GUÊ
UM SORVETE COLORÊ
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!

Brincando com a parlenda...






Realizando atividade para ilustrar a parlenda...
















DEDO MINDINHO, 
SEU VIZINHO, 
PAI DE TODOS, 
FURA BOLO, 
MATA PIOLHO.

O que tem no saco?


Brincando com os dedinhos...

Os dedinhos!





1, 2 FEIJÃO COM ARROZ

3, 4 FEIJÃO NO PRATO

5, 6 FALAR INGLÊS

7, 8 COMER BISCOITO

9,10 COMER PASTÉIS.

Que parlenda está no saco? 

Um cd e mais alguma coisa!!!!!

Um cd, pouco de arroz e feijão...a pista para descobrir a parlenda....


A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO.
BOTA 1
BOTA 2
BOTA 3
BOTA 4...

Desenhando a galinha do vizinho a partir do carimbo da mão com tinta...







JANELA, JANELINHA
PORTA
CAMPAINHA
DIN, DÓN.




























         O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE, QUAL O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE.
         O DOCE RESPONDEU PRO DOCE, QUE O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA-DOCE É O DOCE DE BATATA-DOCE.

E dessa vez tinha um trava-línguas no saco...


Fazendo doces de "mentirinha"...


















Cadê o toicinho que estava aqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Foi pro mato
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo?
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Foi puxar trigo
Cadê o trigo?
A galinha comeu
Cadê a galinha?
Foi botar ovo
Cadê o ovo?
O padre comeu
Cadê o padre?
Foi rezar a missa
Por onde é o caminho da missa?
Por aqui...por aqui...por aqui.

Ué?! Não tem nada no saco..."Cadê o toicinho que estava aqui?"

Dessa vez a parlenda estava no notebook.


Link da parlenda:

Realizando atividade para ilustrar a parlenda...