Postagens mais visitadas

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Projeto "Uma viagem cantada e encantada com Vinicius de Moraes na Arca de Noé" - Parte 2 - O pato

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Gabriele


O Pato 
                                               Vinicius de Moraes 

Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...

Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...

Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...

Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...

Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...

      Inicialmente, cantamos a canção. Depois conversamos um pouco sobre as características deste bicho, desenhamos e confeccionamos fantoches.

Desenhando o pato a partir de um cd... 































Pintando os fantoches...









E a turma levou os patos para passear e brincar no pátio...







segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Projeto "Uma viagem cantada e encantada com Vinicius de Moraes na Arca de Noé" - Parte 1

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Gabriele


Uma viagem cantada e encantada com Vinicius de Moraes na Arca de Noé”

As linguagens são as formas como o ser humano se expressa e se comunica. Seja a linguagem oral, escrita, ou então, visual, corporal ou de sinais, ela é a expressão  de sentimentos, relações, vivências no mundo e cultura que nos cerca.  
Para muitas crianças, a escola é uma das únicas oportunidades de contato com uma diversidade linguística. O trabalho com a poesia de Vinicius de Moraes é uma oportunidade de apresentação e contato com uma linguagem pouco comum nas vivências dessas crianças fora da escola.
O projeto visa, principalmente, oportunizar as crianças da turma o acesso à obra Arca de Noé de Vinicius de Moraes, considerada um clássico da música infantil brasileira, explorando uma linguagem poética, incentivando a oralidade, a criatividade, a imaginação, a sensibilidade para ouvir, ler (mesmo de forma não convencional) e interpretar.
O disco “A Arca de Noé” foi lançado em outubro de 1980, em torno de 3 meses após a morte de seu criador Vinicius de Moraes. Alguns poemas de Vinicius foram musicados em 1950 pelo seu amigo Paulo Soledade e outros foram assinados com seu parceiro Toquinho. O nome é uma alusão a história bíblica pelo fato de falar sobre vários bichos (pinguim, coruja, pato, leão, etc.), mas também se refere a coisas (casa, relógio, porta).

Referência:

- < http://albumitaucultural.org.br/radios/a-arca-de-noe/>



Início das atividades...

Fazendo um levantamento com as crianças da turma, percebemos que elas não conheciam a história "A arca de Noé". Assim, resolvemos iniciar com um vídeo apresentando a história para a turma.
A seguir, apresentamos o criador dos poemas, Vinicius de Moraes (levamos uma imagem dele, falamos sobre ele, quem foi e a obra). Também escutamos a canção "A arca de Noé".

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Projeto "Redes de criação: um espaço de imaginar, criar e vivenciar o mundo" - Parte 7 - Deixando marcas com forminhas.

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Gabriele

Hoje foi dia de experimentar deixar marcas com forminhas e tinta em folhas A3...