Postagens mais visitadas

sábado, 15 de novembro de 2014

Projeto Tartaruga - 1ª parte - Como surgiu o projeto...

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Patrícia


   O projeto surgiu a partir do interesse das crianças pelas tartarugas quando ainda estávamos realizando as atividades relacionadas a canção "Cada bicho tem". O ponto de partida foi o levantamento feito sobre o que as crianças sabiam e o que elas queriam saber sobre as tartarugas. Claro que depois fomos ampliando essas questões iniciais.


TARTARUGAS
O que sabemos?

- Caminham devagar. (Arthur Santos)
- Ela tem um casco. (Arthur Santos)
- Ela tem pernas. (Laura)
- As pernas são pequenas. (Érick e Augusto)
- O casco dela é verde. (Pedro)
- A cabeça é grande. (Antone)
- Nem é tão grande. (Vitória)
- A boca dela é verde. (Arthur Santos)
- A mãe faz buraquinho para colocar ovo e elas moram no mar. Eu vi na TV. (Vitória)



TARTARUGAS
O que queremos saber?
- Acho que elas nascem do ovinho e vão pro mar. Eu acho que assim, será que é assim? (Victor)
- Será que a mãe do filhotinho bota ovo e quebra? (Arthur Santos)
- O que elas comem? Será que é folha? (Victor)
- Elas comem tubarão e baleia? Eu acho que comem. (Kerlon)
- Elas comem minhoca? (Érick)

Começamos pelas tartarugas marinhas.

Pesquisamos sobre as tartarugas em revistas e na internet em diferentes momentos...








Pesquisando sobre a alimentação das tartarugas.

domingo, 26 de outubro de 2014

Boneco de Alpiste

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Patrícia

Após uma conversação sobre o que as plantas necessitam para se desenvolver as crinças foram montar os bonecos, usando meia calça, areia e sementes de alpiste.

Recortando partes para o rosto do boneco...


Montando o boneco...















Agora é só esperar pelo nascimento dos "cabelinhos"...


Molhando o boneco...

E o "cabelinho" cresceu...


Os "cabelinhos" cresceram muito. Hora dos cabelereiros entrarem em ação!










 



Cada criança fez registros do desenvolvimento dos bonecos...
Estes são alguns destes registros:






quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cada bicho tem

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Patrícia

A turma dançando/movimentando-se de acordo com os ritmos da canção...




CADA BICHO TEM
                                                                            Kitty Driemeyer  (CD Conversa de Bicho)
Cada bicho tem um jeito de andar
Uns andam ligeiro, outros andam devagar.
A Dona tartaruga anda demorado
Vive longamente desse jeito sossegado.
A lebre ligeira anda rapidinho
Parece brincadeira seu andar apressadinho.
Cada bicho tem um jeito de ser
Uns são descansados, outros têm o que fazer.
A preguiça é um bicho preguiçoso
Porém faz cafuné no filhote bem dengoso.
Dona formiguinha é trabalhadeira
Anda agitadinha, trabalhando a vida inteira.
Cada bicho tem um tamanho diferente
Uns são bem pequenos, outros maiores que a gente.
O grande elefante tem o andar pesado
Parece um gigante caminhando bem cansado.
A pulguinha pula, pula no meu pé
Ô, pequenininha, sai daí do meu chulé!

Livro produzido pela turma ilustrando as partes da canção


1ª parte (capa) 






2º parte...







3ª parte






4ª parte







5ª parte









6ª parte









Também conversamos sobre o que nos fala a canção. Assim como cada bicho tem o seu jeito de andar e ser, cada um de nós também tem as suas características, as quais nos diferenciam dos outros. Essas diferenças nos tornam pessoas únicas e especiais.
















Apresentação realizada pela turma...