Turma Planeta da Alegria (tarde) - Pré-escola A (4 a 5 anos)
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Silvana
Mais tarde, todos foram medidos na "Árvore do Tamanho", onde a altura de cada um ficou registrada.
Desde pequenas as crianças estão em contato, de alguma forma, com as medidas, ou formas de medir. Assim, aos poucos , começam a fazer comparações de tamanhos e a estabelecer algumas relações. Nesse sentido, propomos algumas atividades para ampliar esses conhecimentos.
Inicialmente, levamos para turma instrumentos convencionais de medida (trena e régua) e questionamos as crianças se conheciam esses instrumentos e se sabiam para que serviam. Alguns colocaram que a régua servia para fazer riscos retos, já outros disseram que os pais tinham trenas para medir coisas. Alguns, ainda falaram que os pais ou avós tinham, mas não sabiam para que servia.
Medindo o Lucas com a trena. |
Depois, conversamos sobre o uso de unidades de medida não convencionais. Usamos carrinhos para medir dois coleguinhas.
Mais tarde, todos foram medidos na "Árvore do Tamanho", onde a altura de cada um ficou registrada.
Também comparamos alturas e tamanhos das mãos...
Depois de tantas comparações voltamos para a "Árvore do Tamanho" para confirmar quem é o mais alto e quem é o mais baixo da turma.