Postagens mais visitadas

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Projeto "Redes de criação: um espaço de imaginar, criar e vivenciar o mundo" - Parte 5 - Desenhando em papel laminado

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Lourdes ou Gabriele

Dia de experimentar deixar marcas em papel laminado usando cotonete umedecido em acetona.




















Obs: A atividade precisa ser realizada com acompanhamento de uma educadora em todo o tempo devido ao uso de acetona para umedecer o cotonete. Em algumas marcas de papel laminado não funciona.

Projeto "Quem sou eu?" 2015 - Parte 7 - "Meu livro dos sentimentos"

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Lourdes ou Gabriele


    Além do livro em si, conversamos sobre sentimentos, sobre como percebemos se alguém está feliz ou triste (expressões diferentes), sobre medos e a importância de controlar sentimentos de raiva. Falar sobre sentimentos ajuda as crianças identificar melhor seus próprios sentimentos e, assim, também reconhecer e respeitar um pouco mais as emoções, necessidades e o espaço dos colegas. 

Capa - pintura feita com papel crepom e vinagre (Projeto Redes de criação)









Obs: As páginas acima são do livro do Artur.

      Livros que usamos:



domingo, 24 de maio de 2015

Projeto "Plantinhas Cheirosas" - Parte 1 - O plantio das sementes

Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Lourdes ou Gabriele

Brincar, mexer na terra, na areia, procurar pedrinhas, galhinhos, sementes e folhas são atividades bastante apreciadas pelas crianças da turma Planeta da Alegria. Procurar sementinhas no pão integral e nas frutas servidas nos lanches também é comum no dia a dia da turma. 
Levando em consideração a curiosidade das crianças e a importância  das mesmas terem a possibilidade de cultivar e compreender o desenvolvimento, os cuidados básicos e as necessidades dos vegetais, iremos desenvolver o projeto "Plantinhas Cheirosas'', cujos principais objetivos são observar e compreender o desenvolvimento das plantas (germinação, crescimento e o que necessitam para o seu desenvolvimento) e desenvolver habilidades de observação, comparação e registro. 

Inicialmente, questionamos as crianças sobre como nascem as plantas. Após contamos a história "A Margarida" que fala do desenvolvimento de uma planta (margarida), desde o plantio da semente até a floração e das necessidades da mesma. Depois solicitamos que cada criança trouxesse de casa terra para semearmos diversos tipos de ervas (manjerona, orégano, salsa, coentro e cebolinha) em garrafas pet (cada criança tem a sua). Optamos pelas ervas por não necessitarem de muito espaço, já que na escola não há muita área disponível e, também, pela questão dos cheiros que são um atrativo a mais para as crianças e, assim, servirão para complementar atividades relacionadas aos sentidos. 


Questionamento inicial
Como nascem as plantas?
- Nasce de uma sementinha. (Mycaela)
- Planta sementinha e bota água. (Artur Willms e Thaíssa)
- Nasce nascendo. (Eduardo) 
- Nasce quando bota sementinha e água. (Luana Drumm)
- Bota água, aí ela vai crescer. (Jeverton)
- A semente fica embaixo da terra. Quando bota água nasce planta. (Arthur Chaves)

Momento da história...




Colocando a terra que trouxeram nas garrafas pet cortadas e plantando as sementes.
Obs: Cada criança teve a possibilidade de escolher até 3 espécies de ervas dentre as sementes disponíveis (manjerona, orégano, salsa, coentro e cebolinha).
Ao trabalho!

Plantando as sementinhas.

Vou encher minha garrafa de terra fofinha!

Que queridos...um ajudando o outro.

Dá um trabalho encher essa garrafa com terra!

Fazendo buraquinho para enterrar as sementes.

Colocando terra na garrafa...vamos trabalhar!

Garrafa cheia de terra, agora é a vez de plantar sementinhas.

Vamos colocar terra nas garrafas!

Ajeitando a terra.

Bolinha cor-de-rosa. Que semente bonitinha!
Obs: A semente somente é cor-de-rosa por ter recebido um tratamento.
Plantando semente de coentro (bolinha cor-de-rosa).

Uma conversinha de amigas enquanto colocam terra nas suas garrafas.

Plantando sementes de coentro.

Plantando sementes de salsa.

Vamos colocar bastante terra fofa nessas garrafas!

Plantando sementes de salsa.

Diego colocando terra por cima das sementinhas.

É preciso tapar todas as sementinhas!

Terra e mais terra nas garrafas.

Rafaela plantando sementinhas rosas (coentro)

Plantando sementinhas de coentro.

Eduardo plantando sementes de orégano.

Alguém já encheu sua garrafa!

Plantando sementes de salsa.

Enchendo suas garrafas com terra.

Hora de semear.

Colocando terra por cima das sementes.

Plantando sementes de salsa e coentro.

Semeando salsa.

Colocando terra sobre as sementes.

Colocando muita terra na garrafa!

Prontinho!

Agora é só colocar a plaquinha com o nome na sua plantação.

Ajudante do dia ajudando a molhar a terra.