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sexta-feira, 27 de março de 2015

Projeto "Redes de criação: um espaço de imaginar, criar e vivenciar o mundo" - Parte 2 - Explorando argila

 Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Lourdes ou Gabriele

Explorando/brincando com argila

                  "Nós não modelamos só com barro, nós modelamos também com os nossos pensamentos, com as nossas apreensões do mundo."
                                                                                                             Evandro Carlos Jardim


      A proposta foi explorar livremente a argila. Começaram tirando pequenos pedacinhos ou, então, amassando. Assim que alguém lembrou da Páscoa e começou a fazer ovinhos, foi seguido pelos demais. O Artur lembrou das borboletas que estudaram no ano passado e modelou lagarta, casulo e até uma borboleta. Também teve quem fez um papai Pig e muitas outras coisas. Tudo em meio a muita conversa e interação.



Ficou legal!



Que legal, ela gruda no dedo!











O coelho do Artur.

Vamos fazer ovinhos!


Jeverton e seu ninho com ovos.

Fazendo muitos ovinhos.



Thaíssa com sua cestinha com ovinhos.

Vou fazer um ovo grande!

João e seu papai Pig.

Olha o que eu fiz!

A borboleta do Artur.
       Explorando argila em um outro momento...
Preparando o espaço.















Arthur e seu estilingue do Angry Birds.




















          

sábado, 14 de março de 2015

Projeto "Redes de criação: um espaço de imaginar, criar e vivenciar o mundo" - Parte 1

 Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Lourdes ou Patrícia ou Mirian

Redes de criação: um espaço de imaginar, criar e vivenciar o mundo
  As linguagens são as formas como o ser humano se expressa e se comunica e assim, não se restringem apenas a linguagem escrita e oral, mas também a visual, a corporal e a de sinais.
            A criança, quando chega à escola, já traz com ela uma diversidade de experiências, que dependem dos costumes do grupo cultural em que convive. Estas experiências e a forma como a criança as vivenciou, vão fazendo com que ela tenha as suas singularidades e construa o seu discurso. “Nosso compromisso, como educadores, é justamente criar possibilidades para que as experiências estéticas sejam ricas e não se transformem em uma equação pronta que empobreça o universo da criança” (BARBIERI, 2012, p. 12).
            Em relação à expressão plástica, as crianças precisam ter oportunidades contínuas de manipular e expressar as suas impressões, a sua imaginação e seus desejos, de forma prazerosa, através do uso de diferentes materiais, como argila, tintas, materiais de desenho, diferentes suportes, massinha de modelar, materiais para colagem, etc., sendo importante, com o passar do tempo, a intervenção dos educadores, propondo situações desafiadoras. 
                                   O perceber e o registrar as impressões sobre o mundo ocorrem num processo contínuo – processo expressivo – que vai se modificando na medida em que as crianças têm contato com as linguagens, com os materiais expressivos e com as intervenções dos adultos e de outras crianças. É na interação da criança com os objetos de conhecimento (desenho, pintura, modelagem, etc.) que o processo expressivo se constitui. Para que esse processo seja desencadeado, para que tenha significado para as crianças e para que possibilite leituras e expressões plurais sobre o mundo, são necessárias intervenções pedagógicas desafiadoras. (CUNHA, 2012, p. 18).

            O nome Redes de criação: um espaço de imaginar, criar e vivenciar o mundo surgiu a partir da ideia de rede como algo interligado, contínuo e em movimento, assim como as crianças, que estão sempre ligadas e movidas por uma curiosidade em relação àquilo que lhes interessa. Também, levando em consideração que as experiência que elas vivenciam hoje as influenciam naquilo que viverão no amanhã e no depois de amanhã.  O projeto tem o objetivo de, no decorrer do ano, proporcionar diferente oportunidades para que as crianças possam vivenciar experiências estéticas, podendo imaginar, transformar, criar, inventar e fantasiar com uma diversidade de materiais e possibilidades, dentro da maneira singular de se expressar de cada uma.

REFERÊNCIAS

- BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Editora Blucher, 2012.

- CUNHA, Susana Rangel Vieira da. A importância das artes na infância. In____. As artes no universo infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012. p. 13-56.



Primeiras atividades:
Experimentando e pintando com tintas e rolinhos em folhas A3...



















Explorando massinha de modelar...










Terá continuação conforme as atividades forem sendo realizadas.