Postagens mais visitadas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Projeto "Quem sou eu?" 2014 - parte 4

Turma Planeta da Alegria (4 a 5 anos)

Turno: tarde

Autorretrato em tamanho real

Iniciamos desenhando o contorno do corpo. Após, cada criança completou seu rosto.










Pintando o autorretrato em tamanho real...
























Recortando... (como nesta faixa etária a maioria ainda está aprendendo a manusear a tesoura, as educadoras auxiliaram individualmente as crianças nesta atividade).










Colando cabelos...










Autorretratos lindos, maravilhosos prontos... 











sábado, 8 de março de 2014

Projeto "Quem sou eu?" 2014 - parte 3

Turma Planeta da Alegria (4 a 5 anos)
Turno: tarde

Visitando as turmas dos bebês
      Na sala, conversamos um pouco sobre o quanto cada um já cresceu, aprendeu e mudou no decorrer de sua vida. Combinamos que cada criança traria uma foto de quando era bebê e visitamos as turmas de berçário para observarmos as crianças nesta faixa etária.






      Também cantamos a canção "Eu era assim" de Bia Bedran.




Painel "Quando bebês, éramos assim..."

Painel "Agora que já crescemos, estamos assim..."
(Cada criança fez seu autorretrato).



domingo, 2 de março de 2014

Projeto "Quem sou eu?" 2014 - parte 2

Turma Planeta da Alegria (tarde) - Pré-escola A (4 a 5 anos)
EMEI Margarida Aurora

Realizando medições
      As crianças desde muito pequenas começam a estabelecer comparações relacionadas a medidas. Inicialmente fazem comparações puramente qualitativas, e, aos poucos, progridem até o quantitativo, que é a medida.  Lembrando que medir é averiguar quantas vezes uma quantidade, escolhida como unidade de medida, está em outra. O pensamento delas evolui passando por diferentes momentos. (DUHALDE; CUBERES, 1998). Para medir podemos utilizar unidades convencionais ou não convencionais.


Referência:
- DUHALDE, Maria Elena; CUBERES, María Teresa González. Encontros iniciais com a matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.


Comparando alturas...
 Posso ser mais baixo (a) que..., mas sou mais alto (a) que...









Usando unidades de medida não convencionais...





Árvore do tamanho
Usando unidade de medida convencional (centímetro)...








Árvore do tamanho.

Árvore do tamanho.