Postagens mais visitadas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Semana Farroupilha

Turma: Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Professoras: Lisméia e Vanessa


        Nesta semana, reservamos dois dias para atividades relacionadas à Semana Farroupilha. Hoje, além de conversarmos sobre o tema, ouvirmos o hino do Rio Grande do Sul e algumas músicas tradicionais, confeccionamos uma maquete com prendas e peões e a chamamos de...

Maquete CTG Planeta da Alegria




Cultivando a tradição...





domingo, 15 de setembro de 2013

Projeto Barulhando - escuta da paisagem sonora

Turma: Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Professoras: Lisméia e Vanessa

Paisagem sonora: termo criado por Schafer para se referir ao ambiente sonoro que nos rodeia.
O som da natureza, dos carros, da cidade, etc, tudo! (BITTENCOURT)

      Em silêncio, as crianças escutaram os sons vindos de fora da sala.


Depois registraram em forma de desenho o que ouviram.




       A mesma atividade também foi realizada em casa com a família. No dia seguinte as crianças compartilharam seus registros com os colegas.




terça-feira, 10 de setembro de 2013

Projeto Barulhando - Pintando com os sons

Turma: Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Professoras: Lisméia e Vanessa


Pintura realizada ao som de “Primavera” de Vivaldi e “Toccata em ré menor” de Bach.

Proposta: Pintar conforme os sons escutados explorando os contrastes de intensidade da música (sons fortes e sons fracos).
Prontos para a pintura... 


Pintando ao som de "Toccata"  de Bach e "Primavera" de Vivaldi...








Referências:
- BITTENCOURT, Ariane. Balangandã sonoro.


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Projeto Barulhando

Turma: Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Professoras: Lisméia e Vanessa


   Projeto “Barulhando”
Segundo Lino (2010) o barulhar é algo típico da cultura infantil, constituindo-se como a expressão sonora espontânea da criança, ocupando todo e qualquer lugar onde se possa viver a infância, emergindo da relação intensa das crianças com os sons, sem a necessidade de instrumentos musicais tradicionais.
Para Lino (2012, p. 197) “a criança poderá construir seu conhecimento musical quando interagir com os objetos sonoros existentes em seu contexto social”, entendendo como objeto sonoro todo objeto produzido ou percebido como som, desde que organizado intencionalmente como música ou como ato de audição.
As crianças da turma Planeta da Alegria são bastante ativas e no dia a dia percebemos que, como praticamente todas as crianças, elas gostam de música, de cantar, de dançar e brincar com os sons das palavras. Com as situações e atividades do propostas elas terão a possibilidade de ampliar suas experiências tanto em atividades envolvendo sons, canções, movimento, como também em atividades de pintura, desenho, colagens, entre outras.
Com as atividades do Projeto Barulhando, pretendemos, além dos variados momentos de escuta, barulhar com as crianças de diferentes formas, dentro de um processo ativo e lúdico, buscando dar sentido às experiências que vivemos com os sons.
Referências:
- LINO, Dulcimarta Lemos. Música, pesquisa e infância: cantorias do repente. Revista Ação e Reflexão, Santa Cruz do Sul, vol. 18, n. 2, 2010. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/issue/view/DAS%20PESQUISAS%20COM%20CRIAN%C3%87AS%20AO%20ENCONTRO%20DA%20INF%C3%82NCIA%20CONTEMPOR%C3%82NEA>. Acesso em: 01 set. 2013.
- LINO, Dulcimarta Lemos. Música é cantar, dançar, brincar! E tocar também! In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As artes no universo infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012. p. 191-234.
-BITTENCOURT, Ariane. Balangandã sonoro.
                                         
                                                    Balangandã Sonoro
      Inicialmente, retomamos nossos "Balangandãs sonoros". Brincamos com estes, com o corpo, o ar e o som. 




       Barulhando com Bolhas
         Barulhamos assoprando com canudos em canecas com água. 

Depois juntamos detergente, para barulhar produzindo esculturas de bolhas.














Brincando com a canção "Ip op"
(CD Pandalelê brinquedos cantados)
       Acompanhar a música sentados em roda, fazendo um gestual, que foi se repetindo e sendo acrescido de novo, conforme foi aparecendo na música.


Brincando com a canção Ip Op, em outro momento.


Continua...mais atividades do projeto em outras postagens...