Turma: Planeta da Alegria (pré-escola 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Lourdes ou Patrícia ou Mirian
Redes de criação: um espaço de imaginar, criar e vivenciar o mundo
As linguagens são as formas como
o ser humano se expressa e se comunica e assim, não se restringem apenas a
linguagem escrita e oral, mas também a visual, a corporal e a de sinais.
A
criança, quando chega à escola, já traz com ela uma diversidade de
experiências, que dependem dos costumes do grupo cultural em que convive. Estas
experiências e a forma como a criança as vivenciou, vão fazendo com que ela
tenha as suas singularidades e construa o seu discurso. “Nosso compromisso,
como educadores, é justamente criar possibilidades para que as experiências
estéticas sejam ricas e não se transformem em uma equação pronta que empobreça
o universo da criança” (BARBIERI, 2012, p. 12).
Em relação à expressão plástica, as
crianças precisam ter oportunidades contínuas de manipular e expressar as suas
impressões, a sua imaginação e seus desejos, de forma prazerosa, através do uso
de diferentes materiais, como argila, tintas, materiais de desenho, diferentes
suportes, massinha de modelar, materiais para colagem, etc., sendo importante,
com o passar do tempo, a intervenção dos educadores, propondo situações desafiadoras.
O
perceber e o registrar as impressões sobre o mundo ocorrem num processo contínuo –
processo expressivo – que vai se modificando na medida em que as crianças têm
contato com as linguagens, com os materiais expressivos e com as intervenções
dos adultos e de outras crianças. É na interação da criança com os objetos de
conhecimento (desenho, pintura, modelagem, etc.) que o processo expressivo se
constitui. Para que esse processo seja desencadeado, para que tenha significado
para as crianças e para que possibilite leituras e expressões plurais sobre o
mundo, são necessárias intervenções pedagógicas desafiadoras. (CUNHA, 2012, p.
18).
O
nome Redes de criação: um espaço de
imaginar, criar e vivenciar o mundo surgiu
a partir da ideia de rede como algo interligado, contínuo e em movimento, assim
como as crianças, que estão sempre ligadas e movidas por uma curiosidade em
relação àquilo que lhes interessa. Também, levando em consideração que as
experiência que elas vivenciam hoje as influenciam naquilo que viverão no
amanhã e no depois de amanhã. O projeto tem o objetivo de, no decorrer do ano, proporcionar
diferente oportunidades para que as crianças possam vivenciar experiências estéticas,
podendo imaginar, transformar, criar, inventar e fantasiar com uma diversidade
de materiais e possibilidades, dentro da maneira singular de se expressar de
cada uma.
REFERÊNCIAS
- BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância?
São Paulo: Editora Blucher, 2012.
-
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. A importância das artes na infância. In____. As artes no universo infantil. Porto
Alegre: Editora Mediação, 2012. p. 13-56.
Primeiras atividades:
Experimentando e pintando com tintas e rolinhos em folhas A3...
Explorando massinha de modelar...
Terá continuação conforme as atividades forem sendo realizadas.