Turma: Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Educadoras: Lisméia e Mirian Queli
A ideia
de realizar este projeto surgiu a partir do interesse das crianças por este
animal, visto que há algumas semanas encontraram um no pátio da escola. Algumas
queriam pegá-lo, outras diziam que era venenoso e algumas queriam, inclusive,
atirar pedras nele porque, segundo elas, ele era nojento, sendo necessária a
intervenção das educadoras para que isso não ocorresse.
Esse
projeto busca, então, através de pesquisas e observações, responder algumas
questões, dúvidas e curiosidades das crianças em relação à este animal.
Algumas
atividades do projeto tem também o objetivo de aguçar o prazer pela leitura,
desenvolver a linguagem oral, a capacidade de ouvir, ampliar o vocabulário e
confrontar a fantasia e realidade.
COISAS QUE SABEMOS SOBRE OS SAPOS
“Ele é verde e pula”. (Manuela e Andrey)
“Na casa da vó um sapo pulou na
flor”.(Giovana)
“O sapo primeiro vira peixe, depois sapo”.
(Yasmim)
“O sapo da minha chácara é verde escuro”.
(Paulo)
“No banheiro da minha mãe tinha um sapo meio
laranja e eu joguei sal nele porque ele não queria sair”. (Gustavo)
“Eles moram no lago”. (Paulo e Isadora)
“Eles nadam”. (Isadora e Augusto F.)
“Ele fica na chuva”. (Vinícios)
“Nascem da barriga da mãe sapona.” (Manuela)
“Ele tem xixi venenoso.” (Manuela)
“Tem sapo preto no desenho do
Barney”.(Manuela e Adilson)
“Uns pequenos só tem um pouco de veneno e os
grandes, alguns tem veneno em todo o corpo”. (Héric)
COISAS QUE QUEREMOS SABER SOBRE OS SAPOS
“Será que eles comem abelhas e moscas?”
(Manuela)
“Será que todos os sapos são da mesma cor?”
“Será que eles moram mesmo na lagoa?”
“Como eles respiram?”
“Será que perereca e sapo é a mesma coisa?”
“Como nascem os sapos?”
Obs: As perguntas que estão
sem autoria ao lado, foram formuladas a partir das conversas e falas das
crianças.
Algumas atividades
Visita do Sapão
O que será que está dentro desta misteriosa caixa que apareceu na sala? |
O Sapão trouxe muitas informações sobre os sapos, nas várias vezes em que visitou a turma. Além disso, cantou com as crianças.
Cartazes dos Sapos, das Rãs e das Pererecas
Após as informações trazidas pelo Sapão, na primeira das visitas, diferenciando os sapos, as rãs e as pererecas, a turma recortou imagens e confeccionou cartazes em grupos.
Cartaz dos sapos |
Cartaz das pererecas |
Cartaz das rãs |
Corrida dos sapos
Sapo das bolhas
Que legal...eu estava procurando uns objetos com o tema Sapo. Parabéns pelo Projeto.
ResponderExcluirAdorei. Como fez esse sapo de bolhas?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOi Luana! A parte principal (onde a criança sopra) é uma garrafa de refri ou água de 600ml com o fundo cortado. No lugar desse fundo você prende um pedaço de tecido (tipo tecido de pano de prato)com uma borrachinha. Depois prende o sapo recortado em eva com cola quente (a cola quente também deixará o tecido mais preso. O buraco, que será como a boca do sapo, deve ser do tamanho exato do diâmetro da garrafinha. Depois de pronto, coloca-se detergente no paninho da boca (por dentro) e molha em água, que você pode deixar em uma bacia. Ao assoprar saem as bolhas. Se as crianças forem pequenas, que nem as minhas, é bom lembrá-las e ficar de olho, para que não puxem ar ao invés de soprar, pois assim a espuma irá para a boca.
ExcluirAdorei. Como fez esse sapo de bolhas?
ResponderExcluirLiani Ferri 14 de Março de 2017
ResponderExcluirQuerida professora, amei seu projeto. Parabéns.