Turma Planeta da Alegria ( Pré-escola A, 4 a 5 anos)
Turno:Tarde
EMEI Margarida Aurora
Profes: Lisméia e Vanessa
Justificativa:
Segundo
o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), o
desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com
os processos de socialização. Sendo as instituições de educação infantil
espaços de socialização, o trabalho educativo pode, assim, criar condições para
as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos,
valores, ideias, costumes e papéis sociais. A construção da identidade é um
processo permanente que começa no nascimento. Por um tempo, a criança pensa que
ainda faz parte de sua mãe. Depois começa a perceber-se como indivíduo, com
seus gostos, seus prazeres, seus temores e suas necessidades. O Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), coloca que o brincar,
sobretudo o faz-de-conta, é uma das atividades fundamentais para o
desenvolvimento da identidade e da autonomia. No faz-de-conta, a criança pode
brincar como se fosse o pai, a mãe, o médico, o herói, o vilão, etc., imitando
e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências. A fantasia
e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre
a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro, enriquecendo sua
identidade. Os jogos e brincadeiras, envolvendo o reconhecimento do corpo, os
cuidados pessoais, como a manutenção de bons hábitos de higiene, a importância
da identificação pelo nome acrescentando-se o interesse pela sua representação
gráfica, a integração entre a família e a escola, o respeito às diversidades, a
progressiva independência na realização das mais diversas ações, propiciando o
desenvolvimento da autonomia, também são de grande importância na construção da
identidade segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
(1998).
Felipe (2001) diz que “a
perspectiva teórica do sociointeracionismo destaca o papel do adulto frente ao
desenvolvimento infantil, cabendo-lhe proporcionar experiências diversificadas
e enriquecedoras, a fim de que as crianças possam fortalecer sua autoestima e
desenvolver suas capacidades”.
Segundo
Rosa (2001), um “trabalho importante a ser desenvolvido na pré-escola, é o de
exploração e conhecimento do corpo”, podendo as crianças fazer medidas umas das
outras, entrevistar os pais, fazer contornos dos pés e mãos e compará-los com
os de outras pessoas, sendo estas atividades de observação do próprio corpo
fundamentais para que as crianças reflitam sobre o funcionamento e os cuidados
necessários com o corpo, além de contribuir para trabalhos de reflexão sobre
identidade.
Considerando a importância de a criança
conhecer a história de sua vida, conhecer e explorar seu corpo, aprender a
diferenciar seus gostos e opiniões, aprender a compreender e respeitar o outro
e suas diferenças, perceber-se como um ser único, para que num processo
permanente aconteça a construção da sua identidade e tendo em vista que, a
criança, antes de tudo, precisa ter sua autoestima elevada, ter segurança e
conhecer seu corpo, será desenvolvido este projeto.
Referências:
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria
de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil. Brasília:MEC/SEF, 1998 (v. II).
- FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva
sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, C. M.; KAERCHER, E.
P. S. (Org). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 27-37
- ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Ensino de Ciências e
Educação Infantil. In: CRAIDY, C. M.;
KAERCHER, E. P. S. (Org). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre:
Artmed, 2001. P.153-164.
Algumas atividades realizadas:
Fichas: Identificar o seu nome.
Realizando medições:
Comparando as alturas (mais alto que..., mais baixo...):
Desenhos feitos pelas crianças a partir de foto do rosto:
Cantando "Cabeça , ombro, joelho e pé..."
Letra:
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé.
Cantando "Sou um Boneco de Lata..."
Letra
Sou um boneco de
lata
e bati com a cabeça no chão
levei mais de uma hora
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar bom.
Sou um boneco de lata
e bati com meu nariz no chão
levei mais de duas horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com o meu ombro no chão
levei mais de 3 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar bom
Sou um boneco de lata
e bati com o meu cotovelo no chão
levei mais de 4 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com a minha mão no chão
levei mais de 5 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com a minha barriga no chão
levei mais de 6 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com as minhas costas no chão
levei mais de 7 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com o meu joelho no chão
levei mais de 8 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com o meu pé no chão
levei mais de 9 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com o meu bumbum no chão
levei mais de 10 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
e bati com a cabeça no chão
levei mais de uma hora
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar bom.
Sou um boneco de lata
e bati com meu nariz no chão
levei mais de duas horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com o meu ombro no chão
levei mais de 3 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar bom
Sou um boneco de lata
e bati com o meu cotovelo no chão
levei mais de 4 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com a minha mão no chão
levei mais de 5 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com a minha barriga no chão
levei mais de 6 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com as minhas costas no chão
levei mais de 7 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com o meu joelho no chão
levei mais de 8 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com o meu pé no chão
levei mais de 9 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Sou um boneco de lata
e bati com o meu bumbum no chão
levei mais de 10 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar bom...
Olha numa leitura meio rápida,pois preparava conteúdos para reforço com minha sobrinha,mas achei muito legal e interessante,pois estou também a fazer um auto curso para Agente de Desenvolvimento Infantil,Sou Paulo Carvalhal, Gestor Ambiental,Gestor de RH e busco colação no mercado de trabalho ainda,pois meu prazo de validade não está vencido,muito obrigado por tais informações,muito bom;senhores pais de filhos menores doa 10 anos recomendo que façam a leitura e uso das técnicas.
ResponderExcluir