sexta-feira, 24 de março de 2017

Os bebês brincando com meleca - Projeto "Eu e o Mundo" - Parte 2




Brincando com meleca
       Explorando novas texturas e sensações...






























Obs: Essa meleca foi preparada com polvilho doce, corante alimentício e água.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Projeto Eu e o Mundo - Parte 1


TÍTULO: EU E O MUNDO

Desde o nascimento, a criança é um indivíduo em desenvolvimento, participante, atuante e tem grande capacidade de aprendizagem, estabelecendo relações com o mundo que a cerca, tendo experiências sobre ela mesma e sobre o seu entorno.
            Nos primeiros meses de vida o bebê tem a percepção de um corpo fragmentado, completado por sua mãe. Com o passar do tempo, ele vai começando a se localizar no ambiente, desenvolve sua mobilidade, começa a identificar as pessoas com quem se relaciona e, aos poucos, vai percebendo-se como um ser distinto das outras pessoas, diferenciando o “eu” do outro.
As crianças constroem a maior parte da sua identidade a partir das relações que ocorrem dentro do convívio familiar e da escola (com as educadoras, com os colegas e com o espaço que os permite querer explorar e aprender).
Nos primeiros meses e anos de vida as brincadeiras e descobertas estão bastante ligadas a construção da identidade e da autonomia. A criança brinca para conhecer, pois brincando testa, experimenta, sente, descobre, organiza o mundo que a cerca e enfrenta novos desafios. Dessa forma, é importante oferecer ao bebê um ambiente adequado, seguro, com uma diversidade de objetos, adequados ao seu desenvolvimento, ao alcance, onde possa explorar, se movimentar e descobrir.
          De acordo com Tardos e Szanto (2004), os momentos em que o adulto estabelece um contato falando, mostrando um brinquedo e brincando com ele são muito importantes e valiosos para o bebê. Mas os momentos em que ele fica sozinho, sem um adulto no seu campo visual, em um lugar com liberdade de movimento e com brinquedos adequados ao seu desenvolvimento são igualmente valiosos.
                          O bebê que, em seu lugar habitual, tem a oportunidade de encontrar, dia após dia, brinquedos e objetos familiares, tem a possibilidade, quase desde o nascimento e durante todo o seu primeiro ano (e nos seguintes), de exercitar e de desenvolver as suas competências. Cada vez se faz mais hábil, cada vez aprende mais coisas sobre os objetos que o rodeiam, sobre suas dimensões, suas formas, suas qualidades. Mas, sobretudo, aperfeiçoa as suas competências aprendendo a estar atento aos resultados dos seus atos, aprende a aprender. (TARDOS; SZANTO, 2004, p. 41).
                             

O brincar varia conforme a idade da criança. Dessa forma, a organização dos espaços na escola de Educação Infantil e o tipo de brinquedos precisam ser pensados de acordo com a idade das crianças que vão estar nestes. Barbosa (2006, p. 120) lembra que “o espaço físico é o lugar do desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações e, a partir da sua riqueza e diversidade, ele desafia permanentemente aqueles que o ocupam”. De acordo com Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica (2012, p. 73) “é importante criar ambientes estruturados que dão qualidade ao brincar, com a participação da professora e de outras crianças”.
Os bebês estão, segundo Piaget, na fase de desenvolvimento denominada por ele de período sensório-motor, no qual desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles. Mundo este conhecido por meio dos sentidos.
Dessa forma, este projeto visa oportunizar aos bebês a possibilidade de brincando explorar o seu corpo, explorar e experimentar o mundo que os cerca, permitindo que aumentem o seu repertório de sensações explorando texturas, sabores, cheiros, sons e cores de diferentes formas e que tenham experiências que os possibilitem perceber-se como seres únicos, ampliando sua capacidade de expressão, de conhecimento de si e do mundo. Isso, sempre de uma forma lúdica, prazerosa.


REFERÊNCIAS:

- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. Disponível em <http:/ http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12451-publicacao-brinquedo-e-brincadeiras-completa-pdf&category_slug=janeiro-2013-pdf&Itemid=30192/> Acesso em: 05 março 2017.

- BARBOSA, Maria Carmen S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2006.


- TARDOS, A.; SZANTO, A.. O que é autonomia na primeira infância? In: FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. 1. ed. São Paulo: JM Editora, 2004. p. 33-46.


Iniciando as atividades do projeto...

Espelho, espelho meu!
        Os espelhos são muito importantes na construção da identidade da criança. Brincando com o espelho, observando-se, a criança começa a se reconhecer na imagem refletida, começa a criar consciência do limite do seu corpo, entre outros tantos aprendizados.